sábado, 12 de março de 2011

O Termo Holística e suas utilizações


O termo “holística” e suas utilizações

A palavra “holística” não é encontrada em nenhum dicionário francês; em alguns dicionários de filosofia encontra-se o termo “holismo”, cuja criação é atribuída a Smuts.
Em 1926, Smuts escreve e publica um livro intitulado Holism and Evolution. Filósofo sul-africano, ele foi um dos primeiros partidários do anti-apartheid; é Alfred Adler quem o descobre e lança na Europa.

É ele, pelo que sabemos, o primeiro autor a empregar a palavra “holística”, além do termo “holismo”, que designa unia força vital responsável pela formação de conjuntos - de gestalts, dir-se-ia hoje; essa mesma força seria a formadora dos átomos e moléculas, no plano físico, da célula, no plano biológico, das idéias, no plano psicológico e da personalidade, no plano espiritual; o próprio universo seria um conjunto em constante formação.

Vários anos se passaram e só recentemente alguns autores de psicologia transpessoal se lembraram dele, como por exemplo Ken Wilber, em seu livro Up from Eden.
Parece-nos difícil, até hoje, estabelecer uma relação entre a obra de Smuts e o emprego atual do vocábulo “holística”. Com efeito, a palavra é empregada atualmente na literatura da microfísica, de um lado, e da psicologia transpessoal, de outro.

Fala-se também da medicina holística, de uma visão ou perspectiva holística do real e da abordagem holística no domínio do conhecimento, mais particularmente em epistemologia e em hermenêutica.

Parece que a descoberta do princípio do holograma, no qual o conjunto da imagem é recuperado em todas as suas partes, propriedade explorada na neurologia por Karl Pribram e em física por David Bohm, foi um dos fatores do aumento apreciável da freqüência de uso desse termo e de outros criados mais tarde a partir da mesma raiz. 

Assim, fala-se em teoria holonômica do universo (David Bohm) e na tendência holotrópica de uma pessoa (Stanislav Grof). Em inglês, aproveita-se também a semelhança fonética entre os termos wholeness, ou inteireza, globalidade, plenitude, e holyness, ou santidade.

Holística vem do grego holos, que significa “todo”, “inteiro”. Holística é, portanto, um adjetivo que se refere ao conjunto, ao “todo”, em suas relações com suas “partes”, à inteireza do mundo e dos seres.

Parece-nos conveniente estabelecer uma clara distinção entre vários substantivos de que esse termo é o adjetivo qualificativo, ou seja, a visão ou perspectiva holística, a abordagem holística, o movimento holístico e a experiência holística.
Definamos, pois, sucessivamente, essas palavras.

fonte: Holística - Uma Nova Visão e Abordagem do Real - Pierre Weil