domingo, 6 de março de 2011

COMUNIDADES AUTO SUSTENTÁVEIS - ECOVILAS

Ecovila Serenbe

A comunidade de Serenbe, na Georgia (EUA) foi projetada para ser uma comunidade sustentável. Ela possui várias lojinhas e restaurantes conectados por ruas projetadas para pedestres, o que diminui a necessidade de dirigir. 

Por isso, as ruas não são entupidas de carros, diminuindo assim a poluição do ar pelos combustíveis e também a poluição sonora, sem contar que ninguém fica estressado por causa de engarrafamento e ainda tem uma vida mais saudável, fazendo caminhadas regularmente. 

Os materiais utilizados nas casas são renováveis, assim como a energia que as servem. As plantas que as rodeiam são orgânicas e nativas. Possui uma fazenda orgânica de 20 acres, o que elimina a necessidade de comprar alimentos de locais distantes.

Características de Comunidades Sustentáveis

Algumas são mais radicais que outras, e procuram se desconectar dos serviços públícos, sem utilizar o dinheiro do governo. Mas, os princípios básicos são os mesmos.

1. Minimizar o lixo.
2. Reduzir o consumo.
3. Preservar o espaço aberto.
4. Bairros projetados para encorajar caminhadas e uso de bicicletas.
5. Espaço para trabalho em casa.
6. Parte do projeto destinada ao comércio, o que as torna auto-suficientes, onde os residentes nem mesmo precisem sair para fazer compras ou se divertir.
7. Técnicas de construção sustentável (prédios que aproveitam a luz do sol, sistemas de economia de energia, fontes locais de materias eliminando o custo ambiental com transporte, uso de materiais duráveis e atóxicos que tenham sido reciclados ou colhidos de forma sustentável etc).
8. Paisagens com plantas nativas e tolerantes à seca, criadas organicamente para reduzir o uso de água e manter pesticidas e herbicidas longe do ambiente.
9. Coleta e reciclagem do lixo.
10. Compostagem do esgoto para formação de fertilizantes para as plantas, aumentando a produtividade do solo.
11. Recolhimento, filtragem e purificação da água da chuva, para regagem das plantas

Existem mais de 400 ecovilas no mundo, de acordo com o banco de dados da Global Ecovillage Network.
Algumas destas vilas constroem casas com painéis solares para economizar energia, como a casa da foto.


Imagem Google

Existem ecovilas que têm regras radicais, como a Dancing Rabbit, a nordeste do Missouri. Por exemplo:
1. Nenhum veículo será usado dentro do vilarejo.
2. Combustíveis fósseis para carros, refrigeração, aquecimento e refrigeração doméstica, aquecimento doméstico de água não são permitidos.
3. Toda jardinagem deve ser orgânica.
4. Toda energia deve vir de recursos renováveis.
5. Não é permitida madeira vinda de fora da área local, a menos que seja reciclada ou recuperada.
6. Lixo orgânico e materiais recicláveis devem ser reincorporados em produtos utilizáveis por meio de métodos como compostagem.

Não pense que essas comunidades são todas no campo. Algumas, como a Ecovila de Los Angeles (LAEV) são localizadas a poucos quilômetros da cidade.


Ecovilas Brasileiras

No Brasil, também temos nossas próprias ecovilas. São poucas, mas são auto-dependentes. Elas se utilizam da permacultura, que é um método sustentável de paisagismo comestível que minimiza o uso de água e energia. Há também a habitação conjunta, que é o compartilhamento de recursos comuns por um grupo de pessoas. Numa ecovila com habitação conjunta, os residentes têm sua casa própria, mas há uma habitação conjunta ou casa comum, onde eles têm acesso a salas de artesanato, biblioteca, lavanderia, entre outros.

No Brasil, está em fase de planejamento e construção a Ecovila Corcovado, que tem como parceiro o instituto IPEMA, que funciona o Centro de Tecnologia e Capacitação em Permacultura. Tem cozinha comunitária, viveiro de mudas, filtros de tratamento de água de chuva, banheiros secos, e todas as construções são o máximo possível ecológicas e utilizam somente energia renovável (não está conectada à rede pública de energia por opção). Ainda está fechada para visitação pois ainda não tem estrutura adequada para pernoites. Fica na cidade de Ubatuba-SP.

Há a ecovila Terra Una, na Serra da Mantiqueira, município de Liberdade-MG. Saiba mais sobre ela visitando seu site.

A Arca Verde fica no interior do município São Francisco de Paula-RS. Visite o blog da Arca Verde e saiba mais sobre a ecovila.

A Ecoaldeia Arawikay fica em Antônio Carlos-SC. 

A Ecovila Clareando fica na Serra da Mantiqueira, entre as cidades de Piracaia e Joanópolis, e é uma comunidade sustentável rural.

Por fim, a Nossa Ecovila. É um projeto em formação, mas qualquer pessoa que se encaixe no perfil pode ir morar lá. Bastar ter os mesmos objetivos que o casal que a criou tem. Você pode encontrar mais informações sobre eles no  site NOSSA ECOVILA.
.
Fonte : 
http://agnesamaisde100.blogspot.com/2010/04/comunidades-sustntaveis-ecovilas.html

VOCÊ É UM ROBOT SOB O COMANDO DA SUA MENTE?

Imagem Google

A partir do momento que se aprende a usar a mente como ferramenta de trabalho, e nisto ela é maravilhosa, aparece um efeito colateral, a mente passa a ter uma função que não lhe compete e começa a querer ter autonomia total. É como se o indivíduo possuísse uma máquina que, sob o seu comando ajudaria a fazer cálculos, a organizar um banco de dados (memória) etc, e esta máquina achasse que ela tinha autonomia para fazer escolhas e tomar decisões. 

Assim, ela inverte os papéis e o indivíduo que possui uma mente passa a ser possuído por ela e vai vivendo a reboque dessa falsa personalidade, como um verdadeiro robot sob o comando da mente.

Quem, de direito deve ter o comando da mente é nossa consciência porque para isto foi criada e, como a mente não tem a prerrogativa nem a competência para desempenhar este papel,  quando é permitido que esta inversão de papéis aconteça, tanto a saúde se desequilibra em todos os níveis, como a existência se torna caótica.

Como habitualmente não se tem consciência dos processos mentais, o natural é ficar distraído, disperso, deixando que a mente pense todo tempo coisas sem nexo, sem proveito, sem importância, mal gastando a energia vital.

Uma das coisas que mais causam desgaste de energia é a preocupação, isto, ficar constantemente pensando sobre um mesmo tema perturbador e para o qual não existe ainda uma solução. E oque é pior, a perturbação da mente gera emoções de qualidade vibratória inferior.

Fazer um trabalho educativo com a mente, observando a qualidade dos pensamentos para selecionar aqueles que terão permissão para prevalecer, é um trabalho bastante árduo mas de resultados surpreendentes.

Assim sendo, educar a nossa mente também se constitui numa ferramenta de inestimável valor na busca da verdade (autoconhecimento), bem como traz equilíbrio e harmonia para nossa vida.