segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Análise Tarológica para o ano 2011






O objetivo procurado ao realizar esta análise é sinalizar para o fato de que quem tiver interesse em melhorar sua “performance” no nível dos relacionamentos e do amadurecimento psicológico, poderá fazê-lo desenvolvendo seu autoconhecimento e autotransformação através dos ensinamentos proporcionados pela leitura/interpretação dos arcanos regentes deste ano.
Boa leitura.
*********
Para a consecução deste estudo foram utilizados os arcanos II – A Sacerdotisa ou A Papisa, Arcano XI – A Força e Arcano IIII – O Imperador.
Para chegar a este resultado, foi feita a soma teosófica dos algarismos 2+0+1+1 = 4 (arcano regente).
Os algarismo 2 e 11 correspondem aos dois arcanos que também estão influenciando este ano mas de forma complementar ao arcano regente.
Então, recapitulando, neste ano de 2011, o arcano regente é o Arcano IIII, O Imperador juntamente com o arcano II, A Sacerdotisa e o Arcano XI, a Força, seus coadjuvantes neste processo.


ARCANO II – A SACERDOTISA OU A PAPISA


Nesta análise, o arcano II – A sacerdotisa, sinaliza para a necessidade de trabalhar em todos os níveis do ser com muita sabedoria, intuição e introspecção, guardando o silêncio para escutar a alma, o coração, com o objetivo de perceber o que o guia interior  aconselha em cada circunstância, em cada momento de decisão e sobre as escolhas que terão que ser feitas. Os ensinamentos deste arcano podem contribuir para uma vivência mais sábia e intuitiva do cotidiano. Virtude a ser adquirida: desenvolver a escuta para ouvir e obedecer a voz do silêncio interior.
Ao nível dos relacionamentos, este arcano aconselha guardar o silêncio e aprender a ouvir, falando apenas quando isto for útil ou acrescentar alguma coisa de valor a quem escuta.
Ao nível psicológico, este arcano convida a fazer um mergulho nas profundezas da alma. É lá que está guardado um tesouro muito precioso: a sabedoria e a energia que cada um precisa para o trabalho de crescimento espiritual e construção da maturidade psíquica.
A Sacerdotisa conhece o seu passado, ela escreveu sua história no livro que está mostrando. O acesso a este conhecimento é um dos fatores que contribuirão para o sucesso da realização de sua missão nesta vida.


ARCANO XI – A FORÇA
                                                    
Observe que na carta existe um leão que está se deixando dominar pelas mãos delicadas de uma mulher. É esta a imagem que o arcano quer enfatizar. Exercer o poder com diplomacia e sutileza. Com esta disposição, quem está no comando, provavelmente não suscitará reações negativas, ressentimentos ou mesmo raiva por parte dos que estão sob sua liderança. Virtude a ser adquirida: a humildade.
Ao nível dos relacionamentos, é importante aproveitar os momentos de reflexão para perceber de que forma está conduzindo seus negócios pessoais. Em vez de impor suas idéias e vontades, será melhor aprender a usar a diplomacia e a força dos argumentos com este objetivo, sempre apresentando seus pontos de vista de maneira sutil, suave, equilibrada e amorosa.
 Ao nível psicológico, este arcano ensina que, para dominar e transformar os aspectos inferiores da personalidade, uma das formas de obter maior sucesso é trabalhar com sutileza, delicadeza e muito amor.
É notável como este arcano poderá atuar equilibrando a energia de domínio e autoridade do Arcano O Imperador, o principal regente do ano. Com sua colaboração a pessoa provavelmente não se desviará para uma linha de conduta autoritária e arrogante.


ARCANO IIII – O IMPERADOR
Observe a figura do arcano. Seu cetro simboliza imenso poder e autoridade sobre as pessoas. A águia no escudo indica destreza nos três níveis, o espiritual, o mental e o físico. A figura olha para o passado porque ele é o modelo da construção do presente. Ele não está sentado no trono, está em pé e apenas recostado denotando uma posição de alerta e prontidão para agir a qualquer momento se houver necessidade.
 É o protótipo de um rei ideal que vai construir um reino ideal. Palavra chave: calar. Pode se tornar um rei construtor ou um rei jardineiro.
Na área dos relacionamentos interpessoais, o arcano - O Imperador convida a construir alguma coisa concreta no mundo, como por exemplo,  abrir um negócio/empresa ou qualquer outro projeto e estruturá-lo. Nesse sentido, as qualidades de liderança, determinação, domínio, auto-suficiência, ambição, disciplina e antevisão, que são atributos deste arcano, são de muita valia.
Para obter maior sucesso nos empreendimentos sejam eles profissionais ou relacionais, é importante trabalhar  concomitantemente os atributos dos arcanos: A Sacerdotisa e A Força, buscando por em prática os seus ensinamentos. Assim, suas elaborações, quaisquer que sejam elas, terão alicerces profundos e qualificados para que os esforços empreendidos produzam frutos agradáveis e duradouros.
Ao nível psicológico, a reflexão que se propõe é que a base da construção de si mesmo é a humildade e a obediência à vontade de Deus.