segunda-feira, 23 de maio de 2011

História do Bonsai

Esta é a foto do bonsai "vivo" , conhecido, que é considerado o mais velho do mundo. Ele data do ano de 1.500 e  se encontra no TAKAGI MUSEUM DE TÓQUIO, é um pinus pentaphylla, tamém chamado de pinheiro branco japonês ou GOYOMATSU.
  Fonte:      http://www.ici-japon.com/articles/japon/culture_et_traditions/le-bonsai---partie-1-(histoire)


 
 Este bonsai é de uma árvore chamada resedá como a conhecemos aqui no Brasil, é muito cultivado pelos japoneses, tanto aqui no Brasil como no Japão, formando lindos bonsai, dos mais variados estilos e tamanhos. O nome oficial dessa espécie é langestroemia indica e, no Japão é denominada SARUSUBERE.
Fonte : http://www.atelierdobonsai.com.br/ 
.
  História do Bonsai
Devido a um número muito reduzido de evidências documentais, a arte do bonsai não tem sua origem e primeiros momentos muito bem detalhados. Isso faz com que algumas informações não sejam unanimemente aceitas. Nós nos ateremos aqui somente às informações que nunca tiveram sua veracidade questionada.

Bonsai teve sua origem na China, acredita-se antes do século VIII, quando já era grande o interesse dos chineses por por pedras decorativas - que representavam montanhas - e por manter árvores naturalmente miniaturizadas em vasos.

Durante este período, no Japão, houve uma grande influência da cultura chinesa, com uma forte expansão do Budismo. Foi portanto, nesse período, conhecido no Japão como período HEIAN, que o gosto por árvores em miniatura envasadas foi assimilado e começou a ser difundido naquele país. 

Nos vários séculos que se seguiram, o cultivo de árvores envasadas consistia somente em coletar espécimes miniaturizados na natureza e mantê-los em potes.

 Esses exemplares tinham grande valor e eram possuídos apenas pelos nobres. A difusão do Zen, a partir do século XIII, viria a difundir ainda mais o gosto pelas árvores-miniaturas envasadas, sendo que no final do século XVI se iniciaria a prática de trabalhar-se a forma e aspectos das árvores e, também, a prática da miniaturização de um exemplar não miniaturizado.

A arte do bonsai começava a realmente existir, pois o que antes era apenas um material coletado na natureza, passava a ser artesanato. Artesanato implica em artesão, o que nos remete à existência de uma burguesia urbana já em desenvolvimento no Japão. 

Não foi sem motivo que em seguida, no século XVIII, ocorresse o período da "Renascença" no Japão. Foi neste contexto que o bonsai, definitivamente, adquiriu suas características atuais. 

Podemos considerar a arte do bonsai como tendo cerca de 400 anos de idade, embora existam bonsais -originalmente árvores envasadas - com até 800 anos de idade.

Fonte: Cultivando Bonsai no Brasil - Fábio Antakly Noronha.
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.