sábado, 19 de março de 2011

Equinócio de Outono (ano novo esotérico)


No dia 21 de março de cada ano, quando o Sol entra no signo de Áries, na sua grande jornada pelo hemisfério norte, surge a primavera, significando o renascimento depois da grande noite do inverno, começando um novo ciclo.

No nosso hemisfério não estaremos vivenciando a chegada da primavera, mas sim do outono, porém é o momento da passagem da estação e de um novo ciclo. Com isso novo ciclo ou Novo Ano, devemos nos preparar para fazermos a nossa economia de vida. Quando a nossa sociedade atravessa período de crise ou de desentendimentos, torna-se indispensável economizar energia.

Ao falarmos em Economia de energia, estamos falando em economia de vida, uma vez que todas as atividades que tornam a vida possível em nosso planeta requerem energia. Energia abundante é um requisito de vida abundante e quando os recursos energéticos escasseiam, sentimos como eles são fundamentais.

Para bem subsistir as formas de vida devem receber calor, luz, umidade, alimentação adequada e, no caso do Ser Humano, outras condições intrínsecas, como as de natureza psíquico-emocional. As plantas que florescem em terras férteis, em condições equilibradas de sol e sombra, calor e umidade, crescem com mais vigor. As aves guardam o alimento em seu papo para ser digerido posteriormente.

 Insetos perdem uma perna, ou uma asa e conseguem fazer renascer outra através da força vital interior, bem como o homem que ao se encontrar desprovido de um dos sentidos físicos, desenvolve os outros sentidos. Enfim, em toda a natureza onde houver vida, há uma constante busca por melhores condições ambientais e de tal forma que a força vital possa manifestar-se mais forte e é isso o que vemos na entrada do Sol em Áries.

Todos nós temos o direito cósmico à felicidade, não sendo nenhuma violação buscarmos melhores condições de vida. Somos educados, no ocidente, para vivermos dentro desses comportamentos. A estrutura do nosso mundo está voltada para o progresso, que gera idéias, produtos, serviços e assim, através de menos esforço, poderemos desfrutar intensamente a vida, com mais disponibilidade para o estudo acadêmico ou místico, a cultura e o lazer em geral.

O Cósmico nos coloca à disposição a sua sabedoria e uso de bens, para que possamos cumprir a nossa missão de levar luz e Amor onde se tornem úteis. Temos o dever de preparar-nos para viver intensa e participativamente todo Ano Novo que começa. Se experienciarmos a música, a arte, buscando a expressão do belo, desenvolvemos as faculdades mais sensitivas do Ser.

Mas, se aprendemos a utilizar o conhecimento místico, aquele proveniente de nosso Interior, podemos abranger um horizonte infinito de saber que nos posiciona de maneira muito diferente, em relação aos aspectos profanos do mundo que habitamos. A economia de vida que daí advém proporciona especiais realizações para o indivíduo.

Todo conhecimento adquirido ou herdado nos auxilia na solução de problemas que temos que resolver. As ferramentas, aparelhos e demais invenções, são projetadas pela mente humana para auxiliar-nos em inúmeros afazeres. As pesquisas médicas em drogas e outros produtos estão eliminando doenças.A experiência mística, originária de um contato com a Essência Divina, expressando-se através do nosso Ser, transmite-nos um estado de exaltação da consciência, parecendo estarmos fora do corpo físico.

É quando desfrutamos de uma sensação de amplidão e temos uma visão do conhecimento de tudo. Daí nossa conduta na vida diária se modifica e começamos a entender melhor nossos semelhantes. Há uma grande economia de energia e as coisas fluem com naturalidade. No ano novo devemos fazer um planejamento de nossa vida em todos os sentidos.

 Esta é uma técnica que envolve as previsões do que pretendemos ou do que deverá nos acontecer nos tempos que virão e constitui-se na forma de preparar-nos com antecipação, para ultrapassar crises ou outras dificuldades.

Se pudermos unir o conhecimento material e racional que a civilização possui, com a experiência mística e soubermos planejar nossa vida com discernimento, estaremos fazendo grande Economia de vida e fundamentalmente preparados para situações complexas ou tumultuosas. Tenho certeza que hoje podemos estruturar-nos mentalmente para o amanhã. Vamos voltar-nos para nosso interior e deixar que a voz silente se faça ouvir.

"Somos hoje o que pensamos ontem e seremos amanhã o que pensarmos hoje."

Refeição do Ano Novo esotérico
Pão de milho representa CERES, (a palavra cereal deriva da palavra ceres) a fartura, o renascimento
Nozes salgadas doam os minerais de que nosso corpo é formado
Suco de uva é a vitalidade...
fonte: Texto produzido pela Taróloga Neuza Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.